Walking Festival Ameixial

O WFA, Festival de Caminhadas do Ameixial, foi o primeiro festival de caminhadas a realizar-se no Algarve.


A primeira edição foi em 2012, organizada por um conjunto de pessoas com interesse em introduzir a prática de caminhadas na natureza no interior do Algarve.
Desde 2016 que a promoção e coorganização do evento é assumida pela Cooperativa QRER, em colaboração com a Proactivetur e o Projeto Estela.
Conta ainda com a parceria de um conjunto de entidades que asseguram apoio direto à organização, em diferentes âmbitos, contribuindo para a sua qualidade.

Realiza-se anualmente, no último fim de semana de Abril, com o objetivo de promover a prática de caminhadas na freguesia do Ameixial, dando a conhecer a serra algarvia e o seu património natural, cultural e humano. 

Reúne um vasto público, com diferentes interesses, mas com um gosto em comum: caminhar! 

Assim, além das caminhadas mais tradicionais, haverão caminhadas temáticas relacionadas com a história e património cultural local, como a da Escrita do Sudoeste, ou temas ligados à natureza, como observação aves e a botânica, caminhadas científicas e fotográficas, e ainda outras atividades complementares. 

Destaca-se por envolver a comunidade local nas atividades programadas, desenvolver ações de preservação do património e gerar um importante retorno económico direto para o território.

 
 

A caminhar há 2500 anos ...

A identidade do Festival é inspirada no tema da Escrita do Sudoeste, uma escrita com 2500 anos, desenvolvida a partir do alfabeto fenício pelas comunidades da Idade do Ferro que habitaram o território do sudoeste peninsular, com naturais adaptações à sua língua. Trata-se da primeira forma de escrita conhecida na Península Ibérica, com importantes vestígios na serra algarvia.
Em homenagem às comunidades que caminharam por este território realizam-se caminhadas temáticas, intervenções artísticas de land art e diferentes atividades em todas as edições do Festival.

 

Para conhecer mais sobre o Walking Festival Ameixial, visite o website do festival.


Próximo
Próximo

DIVAM: Dinamização e Valorização dos Monumentos